Apoie o DCM

Brasileiros agridem com facão travesti venezuelana em Boa Vista

Ponto de triagem de imigrantes venezuelanos em Boa Vista (Imagem: reprodução)

Do Globo

Uma travesti venezuelana de 20 anos foi filmada sendo agredida por brasileiros que a acusaram de tentativa de roubo na madrugada de sexta-feira em Boa Vista, capital de Roraima. Nas imagens que viralizaram nas redes sociais, a jovem Duvlaska Abreu está ao chão coberta de sangue e, enquanto é filmada, o homem que grava diz: “tem que aprender, filho da puta, que aqui é o Brasil, Brasil. Tá roubando brasileiro”, grita.

Ela foi agredida com golpes de facão, segundo o autor das imagens Alecsander Freitas, que alegou inocência e diz apenas ter filmado a cena. Ninguém foi preso. A vítima foi levada ao Hospital Geral de Roraima onde segue internada.

Em nota de repúdio, a Associação de Travestis e Transexuais de Roraima (ATERR) exigiu apuração do espancamento da travesti, registrada em fotos e vídeos.

“As imagens citadas mostram uma travesti sendo violentamente agredida, sob os gritos de ‘Aqui é Brasil’, o que pode ser considerado como mais uma manifestação de ódio trans e xenofóbico. No Brasil, a população trans vive atingida cotidianamente pela violência que se manifesta na falta de oportunidades, no preconceito e na conivência criminosa do Estado, que muitas vezes se nega a punir os responsáveis por crimes que atentam contra a vida das pessoas Trans, como o que se vê nas imagens”, descreve um trecho da nota.

(…)