Brasileiros elegem Game of Thrones série do ano e ‘ignoram’ produções nacionais
Da bbc
Enquanto inúmeros personagens se digladiam para ver quem será o detentor do cobiçado trono de aço da série Game of Thrones, na enquete promovida pelo #SalaSocial, a disputa foi muito menos árdua.
O seriado que mescla fantasia e intriga política foi considerado o melhor do ano por internautas em uma enquete sobre a melhor série do ano que realizamos em nossas páginas de Facebook, Twitter, Google+ e Instagram.
A série inspirada na saga de livros de George R.R. Martin foi considerada a melhor por ao menos 51 internautas até o fechamento deste texto.
O reinado da série de fantasia foi tranquilo. Sua rival mais próxima foi The Walking Dead, a história pós-apocalíptica de zumbis inspirada em uma história em quadrinhos, que foi a favorita de 37 internautas até a conclusão deste texto.
Genny Adachi destacou tanto o roteiro de ‘Game of Thrones’ como o de ‘House of Cards’
Pelo Facebook, a leitora Genny Adachi disse ter escolhido Game of Thrones “pelo excelente roteiro, com muitas reviravoltas, personagens super interessantes, o elemento surpresa sempre dando as caras, garantindo o interesse contínuo”.
A escolha dos leitores foi bem diversificada, contemplando até mesmo uma série do ano anterior, Breaking Bad, que, na verdade, terminou em 2013, portanto não entrou em nossa relação.
Além das campeãs incontestes, os internautas também destacaram séries como Hannibal, na qual o dinamarquês Madds Mikkelsen retoma o personagem do brilhante psiquiatra canibal celebrizado por Anthony Hopkins no cinema, e True Detective, série policial da HBO protagonizada por dois atros de Hollywood em sua primeira temporada: Matthew McConaughey e Woody Harrelson.
Alguns destacaram também House of Cards, o drama político protagonizado por Kevin Spacey e produzido pela Netflix, inspirado em uma série originalmente realizada pela BBC.
Algumas escolhas foram supreendentes. Ao menos 16 leitores citaram Sons of Anarchy como a melhor do ano. O seriado trata de uma gangue de motociclistas fora-da-lei.
Em sua maiora, as séries apontadas como as melhores foram seriados dramáticos americanos. Mas houve quem destacasse também os britânicos, como Sherlock, Orphan Black, Peaky Blinders e Downton Abbey.
Para o internauta Mauricio Junior, “o Reino Unido é o grande celeiro de inovações televisivas”.
Série elogiada pelo esmero na reconstituição da época, Downton Abbey também teve seus erros, como o esquecimento de uma garrafa plástica de água sobre uma das lareiras da mansão em que vivem os protagonistas.
“Um exemplo extraordinário disso é Downton Abbey. Quem poderia imaginar que uma novela sobre uma família aristocrata britânica do início do século 20 fosse dar uma história interessante?”, afirma ele.
Séries de ação também tiveram seus defensores, como Caio Henrique, que elogiou Arrow, Flash, Constantine e Gotham, todas inspiradas em personagens de quadrinhos da DC Comics. “As séries são ótimas, e bem fiéis aos quadrinhos”, comentou.
Foram poucas as nacionais lembradas por nossos leitores. As poucas séries mencionadas foram as globais Dupla Identidade, de Glória Perez, e a policial A Teia.