Brasília é o reduto da ‘gasolina batizada’ no país

Em entrevista concedida ao programa CB. Poder, parceria do Correio com a TV Brasília, nesta terça-feira (4/2), o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do Distrito Federal (Sindicombustíveis-DF), Paulo Tavares, afirmou que Brasília é a campeã de irregularidades e adulteração de combustíveis. “A cidade ficou em primeiro em fraude fiscal e em adulteração de produto, nunca vi tantos casos denunciados desta forma.”
O presidente afirmou que as denúncias devem ser feitas para a Agência Nacional do Petróleo (ANP), mas que o sindicato vem trabalhando para trazer mais informações sobre prevenção dessas situações.
Ao longo do tempo, o consumidor do Distrito Federal foi punido por um cartel que estima-se, segundo o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que os postos arrecadavam a mais, só por combinação de preços, R$ 1 milhão por ano.
Quando questionado se o consumidor realmente tinha alguma escolha em relação ao preço da gasolina, o presidente disse que o setor está sem credibilidade, e isso faz perder muitos clientes. “Brasília caiu, em consumo, cerca de 16 milhões de litros por mês. O transporte solidário ou outras formas de transporte trazem uma queda de consumo”, disse.
(…)