Apoie o DCM

Brics deve ter expansão de 5 ou 6 países, definem líderes

Chefes de Estado membros do BRICS. (Foto: Reprodução)

O bloco dos países do Brics deverá anunciar a expansão da aliança para mais cinco ou seis países. A decisão começou a ser analisada na última terça-feira (22), após o encontro dos líderes da China, Rússia, África do Sul, Índia e Brasil.

A cúpula, com a presença de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está marcada para terminar na próxima quinta-feira (24) e a definição dos novos membros será negociada nas próximas horas.

Em um primeiro momento, negociadores, que estiveram dentro da sala do encontro reservado apenas para os líderes, apontaram que foi estabelecido que uma expansão deve mesmo acontecer, apesar de uma resistência inicial de Brasil e Índia. Também foi definido que essa ampliação poderia contar com cinco ou seis países.

A lista final de países ainda precisa ser definida, mas os favoritos são: Arábia Saudita, Argentina, Irã, Emirados Árabes e Egito.

Por uma questão de equilíbrio geográfico, um país africano também poderá entrar. O governo brasileiro já sinalizou aos demais países que não apresentará veto aos nomes que foram anunciados.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link