Buscas por termo impeachment no Google quadriplicam em janeiro

As buscas pela palavra “impeachment” na internet deram um salto em janeiro e quadruplicaram em comparação com dezembro, num momento em que a crise sanitária provocada pela covid-19 se agrava e o governo enfrenta dificuldades para colocar em prática o plano de vacinação, desgastando a imagem do presidente Jair Bolsonaro.
Segundo dados do Google Trends, “impeachment” foi o quinto assunto mais buscado no Google pelos internautas, na semana passada, na categoria “Política”. A procura pelo termo “impeachment Bolsonaro” neste mês foi sete vezes superior ao nível de dezembro.
As buscas em janeiro sobre o assunto estão ainda em seu nível mais alto desde maio do ano passado. Nas últimas semanas, outros acontecimentos também reforçaram as críticas ao governo, como a morte de pacientes por asfixia no Amazonas e Pará e o fim do pagamento do auxílio emergencial.
O período conturbado para a imagem de Bolsonaro também ajudou a engordar a pilha de pedidos de impeachment que se acumula na Câmara, porta de entrada para um possível processo de derrubada do presidente da República.