BYD mira liderança no Brasil com fábrica de até 600 mil carros por ano

A chinesa BYD, que em breve iniciará a montagem dos modelos Dolphin Mini, Song Pro e King em Camaçari (BA), já estuda a expansão da fábrica para produzir até 600 mil veículos por ano, o que a tornaria a segunda maior do país até 2031, atrás apenas da Stellantis em Betim (MG).
O plano de crescimento está sendo articulado desde antes da inauguração da unidade — ainda em operações no modelo SKD (semi-knock down) — e tem respaldo de declarações de altos executivos da BYD, como Alexandre Baldy e Stella Li, e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Essa megafábrica faz parte de uma estratégia agressiva da BYD, que incluiu um investimento de cerca de R$ 5,5 bilhões no complexo, com foco inicial em 150 mil veículos/ano, podendo dobrar essa capacidade até 2026 e escalar para 300 mil em seguida.
Para o público acima dos 50 anos, a expansão tem duplo impacto: representa uma mudança significativa no mercado automotivo nacional, com mais opções de carros elétricos e híbridos — alinhados à crescente preocupação com sustentabilidade — e sinaliza novo perfil econômico, com geração de milhares de empregos em regiões que dependem da indústria.