Cachorro comendo cocô? Entenda as razões e saiba como corrigir esse comportamento

Um comportamento que causa estranhamento, especialmente entre tutores mais velhos, é ver o cachorro comendo fezes. Esse ato, conhecido como coprofagia, é mais comum do que muitos imaginam e pode ter diversas causas, como questões comportamentais, nutricionais ou até clínicas.
Veterinários explicam que a coprofagia pode ocorrer por curiosidade, tédio ou até como uma forma de chamar atenção. Em filhotes, é comum que seja apenas uma fase, mas em cães adultos, esse comportamento pode estar relacionado a deficiências na alimentação, problemas de absorção de nutrientes ou desequilíbrio na flora intestinal.
Esse comportamento preocupa especialmente o público com mais de 50 anos, que frequentemente assume a responsabilidade pelos cuidados diários dos animais e busca garantir uma boa qualidade de vida para seus pets. Além dos riscos à saúde do animal, como a transmissão de vermes e bactérias.
Entre as recomendações para corrigir esse hábito estão: oferecer uma ração de qualidade, manter o ambiente limpo, evitar que o animal tenha acesso às fezes e proporcionar estímulos como brinquedos e passeios. Em alguns casos, suplementos ou ajustes na dieta podem ser necessários para corrigir carências nutricionais que contribuem para o comportamento de comer fezes.