Apoie o DCM

Cachorro invade pista de Congonhas e faz aeroporto ser fechado pelo 2º dia seguido

Bombeiros na pista do aeroporto de Congonhas durante retirada de cachorro. Foto: Reprodução/TV Globo

O aeroporto de Congonhas voltou a interromper operações nesta sexta (21) após um cachorro invadir a pista por volta das 6h. Segundo a concessionária Aena, o animal acessou a área de pousos e decolagens e obrigou a suspensão temporária das atividades. O Corpo de Bombeiros capturou o cachorro às 6h30, permitindo a reabertura da pista. Um voo precisou ser alternado, mas não houve cancelamentos.

Aena informou que a resposta foi imediata após a identificação do animal pelas equipes de monitoramento. A paralisação ocorreu no início da manhã, período de grande movimento, mas não gerou grande impacto na malha aérea. A concessionária não detalhou como o cachorro conseguiu entrar na área restrita.

O episódio ocorreu um dia depois de outra suspensão em Congonhas. Na quinta (20), o aeroporto ficou 36 minutos fechado entre 7h39 e 8h16 devido a um vazamento de combustível na pista de decolagem. Na ocasião, duas partidas foram canceladas e sete chegadas foram alternadas para outros aeroportos.

A concessionária informou que, nos dois casos, as equipes atuaram para garantir a segurança das operações e liberar a pista o mais rápido possível. Aena também destacou que segue revisando procedimentos internos para evitar novas interrupções.