Cade abre segunda investigação sobre publicidade na Globo em 3 meses
A Superintendência-Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) instaurou nesta quarta-feira (2) inquérito administrativo para apurar supostos indícios de condutas anticompetitivas por parte do Grupo Globo de Comunicações em contratos firmados com agências de publicidade e adotou medida preventiva contra o grupo para impedir prejuízos à concorrência. Se descumprir a medida, a multa é de R$ 20 mil por dia. É a segunda ação do Cade contra a Globo desde setembro.
Em nota técnica, a Superintendência-Geral do Cade afirma que, nos chamados “planos de incentivo”, o veículo de comunicação pode estabelecer formas adicionais de remuneração às agências, como, por exemplo, a bonificação por volume (conhecido como ‘BV’).
Neste caso, a bonificação pode ser considerada um programa de desconto, que inclui práticas como premiação para quem faz mais anúncios, estratégias de fidelização, imposição de volume mínimo de aquisição, entre outros.
A Globo, por meio de seu departamento de comunicação, afirmou que “está avaliando as medidas legais cabíveis”.
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