Apoie o DCM

Cães detectam câncer pelo faro antes mesmo do diagnóstico; entenda

Cachorro farejando caixa. Foto: Reprodução

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, identificaram que cães treinados conseguem detectar câncer antes do diagnóstico clínico da doença. O estudo, publicado na revista The Veterinary Journal, analisou a capacidade de cães de biodetecção em reconhecer sinais do hemangiossarcoma, um tipo agressivo de câncer canino, a partir do odor presente em amostras biológicas.

Durante os testes, uma das cadelas treinadas acertou cerca de 70% das tentativas ao identificar amostras de sangue de cães com a doença confirmada. Os experimentos foram conduzidos em modelo duplo-cego e incluíram amostras de animais saudáveis, cães com outras enfermidades e cães diagnosticados com hemangiossarcoma, sem que os treinadores soubessem a origem do material analisado.

Segundo as pesquisadoras envolvidas no estudo, resultados anteriores já indicaram que cães também conseguem detectar diferentes tipos de câncer humano, como os de ovário, pâncreas, bexiga e pulmão, a partir do cheiro presente no sangue, na urina ou no hálito. Os dados reforçam a possibilidade de desenvolvimento futuro de testes ou equipamentos baseados na identificação de perfis olfativos da doença.