Cães dos Bombeiros do Ceará que atuaram em Brumadinho se aposentam

De Alessandra Castro e Vanessa Madeira do G1 CE.
Depois de atuarem nas buscas por vítimas na tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, e no desabamento do Edifício Andrea, no Ceará, dois cachorros da Companhia de Busca e Regaste com Cães (CBRC) do Corpo de Bombeiros do Ceará se aposentaram em Fortaleza. Por conta das idades avançadas, os pastores-belgas Athos, de nove anos, e Uno, de oito, deixaram os postos em dezembro do ano passado e janeiro deste ano, respectivamente.
O rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, completou um ano neste sábado (25), deixando 259 mortes e 11 pessoas ainda desaparecidas. A operação de resgate é a maior da história no país e reuniu, ao longo dos 12 meses, cerca de 3,2 mil bombeiros e quase 70 animais. Em agosto do ano passado, o Corpo de Bombeiros do Ceará enviou bombeiros e cães farejadores para ajudar nas buscas.
De acordo com o subtenente J. Maria, tutor-condutor de Uno, com o passar dos anos, os cães vão perdendo a energia para continuar acompanhando os bombeiros em operações de salvamento. Após a aposentadoria, Athos passou a morar com seu tutor no quartel. Já Uno ficará à disposição do Corpo de Bombeiros para emergências ou situações que não exijam desgaste físico.
(…)