Caetano: Festejar o nascimento pressupõe que a concepção teve origem num ato heterossexual
Neste domingo (22), após ser criticado por bolsonarista por menção à reprodução heterossexual, Caetano Veloso foi às redes sociais explicar seu comentário ao parabenizar o aniversário de seu filho, Moreno Veloso.
No Twitter, Caetano escreveu:
Contam-me que causou alguma revolta o fato de eu ter celebrado a reprodução heterossexual no meu post sobre o aniversário de Moreno.
Gozado: só me ocorreu mencionar esse aspecto da real forma em que Moreno foi concebido por estar em contato intenso com a obra do filósofo transgênero Paul B. Preciado (o B. em seu nome é de Beatriz, que é como ele se chamava quando era mulher).
Ele e eu dividimos uma mesa na Flip, que este ano vai ser online e grátis. Festejar o nascimento de uma pessoa pressupunha que a concepção desta tivera origem num ato heterossexual.
Esse fato não precisava ser marcado: era “natural” e, portanto, pressuposto. Vivendo mais intensamente a realidade do mundo contemporâneo, ocorreu-me marcar essa especificidade do modo como Moreno foi gerado.
Hoje você pode ser lésbica e ter uma mulher que desenvolve no útero dela a criança formada por um óvulo seu e o espermatozóide de um amigo (ou de um anônimo) que não teve nenhuma participação nas atividades sexuais de vocês duas.
Dois homens, amantes entre si, podem promover o nascimento de um rebento com o sêmen de um deles mais o óvulo de uma barriga de aluguel. Há mil (e haverá mais) maneiras de se planejar reprodução sem ato hétero.
Meu lado homo orgulha-se de ver admitido publicamente que a reprodução heterossexual é, hoje, uma forma entre outras.
transgênero Paul B. Preciado (o B. em seu nome é de Beatriz, que é como ele se chamava quando era mulher). Ele e eu dividimos uma mesa na @flip_se , que este ano vai ser online e grátis. Festejar o nascimento de uma pessoa pressupunha que a concepção desta tivera origem num ato +
— Caetano Veloso (@caetanoveloso) November 22, 2020
desenvolve no útero dela a criança formada por um óvulo seu e o espermatozóide de um amigo (ou de um anônimo) que não teve nenhuma participação nas atividades sexuais de vocês duas. Dois homens, amantes entre si, podem promover o nascimento de um rebento com o sêmen de um deles +
— Caetano Veloso (@caetanoveloso) November 22, 2020
Assistam meu papo com Preciado. Será no dia 5 de dezembro às 20:30.#CaetanoVeloso #PaulBPreciado #Flip2020
— Caetano Veloso (@caetanoveloso) November 22, 2020