Apoie o DCM

Empresária adota escala 4×3 e vê cafeteria faturar 35% mais

Isabela Raposeiras, fundadora do Coffee Lab
Isabela Raposeiras está à frente do Coffee Lab – Foto: Divulgação

A empresária Isabela Raposeiras, fundadora do Coffee Lab, em São Paulo, adotou a escala 4×3 na cafeteria em agosto de 2025 e diz que viu o faturamento crescer 35%. Em entrevista à Marie Claire, ela contou que sempre rejeitou a escala 6×1, comum no setor de alimentação, e já mantinha a equipe em cinco dias de trabalho e dois de descanso antes de concentrar as 40 horas semanais em quatro dias.

Raposeiras reconhece que as jornadas diárias ficaram mais longas, mas afirma que os três dias consecutivos de folga compensam a mudança. “Eu queria muito que as pessoas descansassem mais dias semana. Hoje me arrependo de não ter implementado essa escala antes”, disse. “O trabalho acaba sendo menos desgastante do que uma jornada um pouco menor distribuída em cinco ou seis dias. Isso faz muita diferença.”

A recepcionista Guilhermina Biazzon voltou à empresa depois da implantação do novo modelo. Ela já havia trabalhado no Coffee Lab como barista e gerente, e afirmou que a escala pesou na decisão de retornar. “Agora eu tenho um dia inteiro para simplesmente não fazer nada e outros dois para resolver a vida ou descansar. Tempo é a coisa mais preciosa do mundo. A gente tem mais disposição até para sonhar.”

Além do impacto na rotina dos funcionários, Raposeiras afirma que a cafeteria reduziu faltas, simplificou a organização das escalas e aumentou a retenção de profissionais. Para adotar o modelo, ela analisou horários de maior faturamento, reorganizou o espaço físico e ajustou o cardápio para agilizar o atendimento. A empresária também presta consultoria a outros negócios do setor e afirma que o principal obstáculo não é a redução da jornada, mas “o peso da operação e a falta de ajustes nos processos”.