‘Calcinhaço’ tem bate-boca e calcinha jogada em parlamento dominado por homens

Da Folha:
Segurando um varal cheio de calcinhas (novas, frisaram as organizadoras), mulheres foram à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul durante a sessão desta terça-feira (3) para o “Calcinhaço da Democracia”, um protesto contra o machismo e por mais presença feminina na política.
A Casa —única do país sem deputadas, com todas as 24 cadeiras ocupadas por homens— virou alvo de grupos feministas após falas de parlamentares contra o Carnaval que foram consideradas preconceituosas.
O ato tumultuou o prédio do Legislativo e teve bate-boca entre manifestantes e o deputado Professor Rinaldo (PSDB), que virou o principal alvo delas depois de ter citado a peça íntima feminina em um discurso sobre o Carnaval, na semana passada.
Na ocasião, o tucano fez críticas ao incômodo causado pela festa a um culto evangélico na capital Campo Grande. “As cenas que foram apresentadas ali foram terríveis, degradantes. Pessoas urinando em frente ao culto. Teve mulheres que tiraram a calcinha”, disse, pedindo respeito àqueles “que professam a sua fé”.
(…)