Calor do El Niño pode piorar sintomas neurológicos; entenda

Ondas de calor intensificadas pelo El Niño podem agravar sintomas de doenças neurológicas, como Parkinson, esclerose múltipla, Alzheimer e outras demências. As altas temperaturas também elevam o risco de desidratação, confusão mental, crises epilépticas, enxaqueca e acidente vascular cerebral (AVC).
Em pessoas com Parkinson, o calor pode provocar queda de pressão, aceleração dos batimentos cardíacos, tontura, desmaios e piora do equilíbrio. A doença já afeta o controle da pressão arterial, o que dificulta a adaptação do organismo às temperaturas elevadas. Na esclerose múltipla, o aumento da temperatura pode fazer sintomas antigos, como fraqueza em uma perna ou formigamento, voltarem temporariamente.
Pacientes com Alzheimer e outras demências tendem a sofrer mais com desidratação e confusão mental, especialmente porque muitos idosos têm dificuldade para perceber ou comunicar o mal-estar. Neurologistas recomendam hidratação frequente, roupas leves, ambientes ventilados e evitar sol e atividade física nos horários mais quentes. Desmaio, convulsão, alteração da fala, perda de força, dor no peito ou falta de ar intensa exigem atendimento médico imediato.
