Calor extremo: SP tem nova onda de calor que pode bater recordes; veja a previsão

A oitava onda de calor do ano em São Paulo pode terminar com um novo recorde de temperatura. De acordo com as previsões, a capital pode alcançar uma nova marca de calor na quarta-feira (2), antes da chegada de uma frente fria prevista para mudar o clima no dia seguinte. O início da semana já trouxe temperaturas elevadas, com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) registrando uma média máxima de 31,5°C e umidade do ar abaixo dos 30%.
Nesta terça-feira (1), a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta mínima de 19°C pela manhã e máxima de 35°C à tarde, com umidade em torno de 21%, bem abaixo do nível ideal de 60% recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para quarta, a mínima deve ser de 20°C, e a máxima pode ultrapassar os 36°C, ameaçando o recorde do ano de 36,7°C registrado em 26 de setembro, a maior marca para o mês em 81 anos.
A onda de calor afeta não apenas a capital, mas também o interior do estado. Em cidades como Ribeirão Preto, os termômetros devem atingir 37°C nesta terça e 40°C na quarta. Presidente Prudente pode registrar 40°C e 42°C nos mesmos dias, enquanto Bauru deve alcançar 37°C e 39°C. A Defesa Civil estadual emitiu alerta de risco elevado de queimadas devido às baixas taxas de umidade, especialmente nas regiões onde o calor está mais intenso.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line