Câmara aprova renda básica emergencial de até R$ 1 200

Câmara dos Deputados. Foto: LUIS MACEDO/CÂMARA DOS DEPUTADOS

DO EL PAÍS

No ressuscitado debate sobre a desigualdade social, sociólogos e economistas ―como o francês Thomas Piketty ou o brasileiro Pedro Ferreira de Souza― costumam afirmar que mudanças de paradigma em sociedades democráticas costumam acontecer após grandes traumas, como guerras e epidemias. É provável que a pandemia de coronavírus represente mais um desses momentos de inflexão, capaz de acelerar discussões e tempos políticos. Previsto para acontecer nos próximos anos ou décadas, o debate sobre uma renda mínima universal ―isto é, garantida pelo Governo com poucos condicionantes ou nenhum— acontecia em alguns nichos econômicos e acabava de passar por um teste na Finlândia. Com a pandemia, acaba de se tornar realidade em países como Estados Unidos e Portugal. No Brasil, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, por consenso, e após se debruçar sobre as propostas do Governo Jair Bolsonaro, da oposição e da sociedade civil, uma ajuda de 600 reais por adulto de baixa renda enquanto durar a pandemia. Famílias com dois trabalhadores ou com mães solteiras receberão 1.200 reais.

(…)

De acordo com o texto, o benefício está direcionado para trabalhadores informais, autônomos, desempregados e MEI (micro empreendedor individual). Receberão o auxílio as pessoas com renda mensal de até três salários mínimos ou de meio salário mínimo por membro de família. A ajuda se estende para aqueles já recebem Bolsa Família. Além disso, os valores serão durante três meses e poderão ser prorrogados enquanto durar a calamidade pública, decretada por causa da pandemia de coronavírus. O texto segue agora para o Senado.

Uma coalizão de partidos de oposição de esquerda, então, colocou uma nova proposta na mesa, com possibilidade de conceder um salário mínimo de benefício e alcançar 100 milhões de pessoas, metade da população brasileira. A mesma abrangência foi defendida nesta semana pelo economista Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central durante o segundo Governo de Fernando Henrique Cardoso. O projeto costurado na Câmara, e ao qual o Governo acabou embarcando, finalmente chegou a um valor de 600 reais por adulto, ou 1.200 reais para famílias, incluindo as com mães solteiras.

Contudo, ainda é cedo para dizer se, uma vez passada a pandemia, esses programas se tornarão políticas públicas permanentes. Seus defensores esperam que sim. De acordo com eles, seria uma forma de desvincular o sistema de proteção social do Estado com o trabalho formal, ameaçado com o avanço tecnológico e a uberização do mercado de trabalho. E também de desburocratizar máquina pública, que atualmente concede benefícios sociais ―cada vez mais ineficazes― a partir de uma série de condicionantes de renda e emprego. Por fim, representaria uma resposta definitiva à crescente desigualdade social no ocidente. As pessoas teriam direito a um salário apenas por existir.

(…)

Hellen Alves

Jornalista. Gosta de política, festivais de música, de sobremesas, de viajar e planejar viagens.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Hellen Alves

Recent Posts

Baratas tomam as ruas do centro de Porto Alegre após enchente

A elevação das águas do Rio Guaíba causou alagamentos no centro histórico de Porto Alegre,…

17 minutos ago

Miss Brasil desaparecida após temporal é localizada no RS

Natália Anderle, vencedora do concurso Miss Brasil 2008, que estava desaparecida após as fortes chuvas…

1 hora ago

Explosão em posto na capital gaúcha deixa pelo menos 2 mortos

Uma explosão em um posto de gasolina em Porto Alegre, ocorrida durante as enchentes históricas…

2 horas ago

Conheça o míssil que os EUA enviaram à Ucrânia em segredo

Há um mês os Estados Unidos enviaram secretamente mísseis de longo alcance ATACMS para a…

2 horas ago

Governadores do Nordeste enviam bombeiros e equipamentos para o RS

Os governadores dos estados nordestinos estão unindo esforços para enviar brigadistas e equipamentos ao Rio…

2 horas ago

Tragédia no RS: hospital de Canoas colapsa e prefeitura transfere pacientes

Na manhã deste sábado (4), o Hospital de Pronto Socorro em Canoas (RS) enfrentou uma…

3 horas ago