Câmara de Porto Alegre transforma 8 de janeiro no “Dia do Patriota”

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Câmara de Vereadores de Porto Alegre (RS) transformou o 8 de janeiro no “Dia do Patriota”. A proposta foi promulgada no dia 7 de agosto pelo presidente da Casa legislativa, Hamilton Sossmeier (PTB). O projeto de lei, proposto pelo vereador Alexandre Bobadra (PL), mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, não explica o motivo da escolha da data do ataque terrorista em Brasília.
“Fica incluída a efeméride Dia Municipal do Patriota no Anexo da Lei nº 10.904, de 31 de maio de 2010 – Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre –, e alterações posteriores, no dia 8 de janeiro”, diz a lei promulgada pela Câmara Municipal.
A proposta foi analisada somente por comissões da Casa e não passou pelo plenário. Ela seguiu para sanção do prefeito Sebastião Melo em junho, mas não houve manifestação do Executivo a tempo e a lei foi promulgada por Sossmeier.
Na proposição do projeto, Bobadra afirmou que o país enfrenta um “processo de extinção do patriotismo” que visa “derrubar todos os símbolos que remetem à cultura brasileira”. O texto cita ainda uma culpa de “ntidades globalistas” e da “cultura militante”.
Bobadra teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no último dia 15. Ele foi condenado por abuso de poder econômico nas eleições de 2020.