Apoie o DCM

Câmara de SP aprova Dia de Combate à Cristofobia

Do Portal da Band:

 

O projeto de lei 306/2015, de autoria do vereador Eduardo Tuma (PSDB), foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de São Paulo na terça-feira (7).

A proposta inclui no calendário oficial da cidade o Dia de Combate a Cristofobia, a ser realizado no dia 25 de dezembro, e ainda precisa passar pela sanção do prefeito Fernando Haddad (PT).

O projeto de lei estabelece a criação da data devido ao “crescimento da intolerância religiosa” e aos “ataques às pessoas que professam sua fé”, como o “desrespeito com símbolos religiosos e xingamentos”.

Em entrevista ao Portal da Band, Eduardo Tuma disse que o projeto visa suscitar um debate na sociedade para garantir a liberdade de expressão das igrejas. “Qualquer manifestação contrária à prática da homossexualidade é caracterizado como homofobia”, exemplificou. “Mas, quando evangélicos são atacados, não há qualquer tipo de punição”.

O vereador também citou como exemplo a modelo transexual Viviany Beleboni, que na 20ª edição da Parada LGBT de São Paulo usou uma fantasia fazendo referência à bancada evangélica da Câmara dos Deputados.

Na edição passada do evento, Beleboni simulou a crucificação de Jesus em protesto contra a homofobia. Meses depois, ela foi esfaqueada por, em suas palavras, uma pessoa “que se dizia de Deus”.