Apoie o DCM

Câmara do Rio cria o “Dia da Cegonha Reborn” para reconhecer trabalho de artesãs

Grupo de artesãs de bebês reborn no RJ. Foto: Reprodução

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, nesta quarta-feira (7), o projeto de lei que cria o “Dia da Cegonha Reborn”, uma data para celebrar o trabalho das artesãs responsáveis pela confecção de bebês reborn, bonecas realistas utilizadas em terapias.

A data escolhida para a comemoração será 4 de setembro, e agora o projeto aguarda a sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD) para se tornar lei. O vereador Vitor Hugo (MDB), autor da proposta, destacou a importância dessas bonecas para a recuperação de mulheres com depressão e luto.

“São artesãs que criam bonecas realistas usadas em terapias. Muitas delas passaram por momentos difíceis, como depressão, luto, e encontraram nesse trabalho uma forma de cura e amor”, disse o vereador nas redes sociais. Com o apoio da Câmara, a iniciativa visa não apenas celebrar o trabalho das artesãs, mas também garantir o devido reconhecimento da profissão.

Janaina Afonso, uma das artesãs que lidera o movimento, foi a responsável pela solicitação para a criação da lei. “Minha filha fez um trabalho de escola, e aí a professora falou que artista reborn não era profissão, porque nós não somos considerados como os artesãs. O nosso trabalho é considerado manual do nicho da bonecaria. E aí eu falei, então, poderia ter o ‘Dia da Cegonha reborn’. Foi quando tudo começou, eu comecei a fazer eventos, até que o vereador Vitor Hugo abraçou a causa, e foi aprovada essa lei” disse.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line