Apoie o DCM

Câmara enrola e deve decidir sobre caso Daniel Silveira apenas no 2º semestre

Daniel Silveira

Com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e parlamentares do Centrão trabalhando para retardar a definição da Casa sobre o futuro do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) – condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), mas indultado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) -, a decisão acerca do caso deve sair somente no 2º semestre.

Segundo a Folha de S. Paulol, Lira e seus aliados têm reforçado a necessidade de “esfriar” a crise entre os Poderes. Uma maneira de acalmar os ânimos, para ele, seria simplesmente adiar análise de ações que possam levar à punição do bolsonarista.

Pessoas próximas do governo, porém, garantem que o assunto Daniel Silveira está morto e que talvez a Câmara nem entre na questão. O mandato do parlamentar vai até janeiro de 2023.

O Supremo ainda vai votar o recurso usado por Lira para que se estabeleça que a palavra final sobre a cassação de um mandato parlamentar deve ser sempre do Congresso.

Luís Roberto Barroso é o ministro relator do tema. Ele inda não fez nenhum despacho na ação, que enfrenta divisão entre os membros da Corte.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link