Apoie o DCM

Câmara isola partido de Bolsonaro, que reclama de ‘pauta bomba’ no apagar das luzes

Reportagem de Bernardo Caram e Ranier Bragon na Folha de S.Paulo informa que, com uma articulação política ainda claudicante, o futuro governo de Jair Bolsonaro (PSL) sofreu uma nova derrota na noite desta terça-feira (11) no plenário da Câmara e pode encarar novos reveses nesta quarta (12), dia em que os deputados podem aprovar outros projetos com impacto nos cofres públicos.

De acordo com a publicação, em uma das últimas sessões de votação do atual mandato, os deputados aprovaram projeto que prorroga por cinco anos benefícios fiscais para as regiões Norte e Nordeste e estende os incentivos para o Centro-Oeste. Somente com o trecho que envolve Norte e Nordeste, o impacto ao orçamento calculado pelo governo é de R$ 5 bilhões. Apesar de ter eleito 52 deputados para a próxima legislatura —a segunda maior da Casa—, o PSL de Bolosonaro tem hoje apenas 8 parlamentares, uma das menores bancadas da Casa.

Durante toda a sessão desta terça, o vice-líder da bancada, Delegado Waldir (GO), tentou convencer os colegas a não seguir na votação dos projetos, com discursos inflamados, mas não obteve sucesso. “Estamos causando um grande impacto financeiro. Até quando nós vamos continuar com essas pautas bomba?”, completa a Folha.

Jair Bolsonaro. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil