Apoie o DCM

Câmara propõe esterilização de pessoas com deficiência mental e intelectual

Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Foto: Elio Rizzo/Câmara dos Deputados

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados vai analisar um projeto que exige a autorização judicial e a oitiva do Ministério Público (MP) para a esterilização cirúrgica de pessoas absolutamente incapazes ou com deficiência mental e intelectual. A proposta, segundo a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que aprovou o texto, visa garantir maior proteção e segurança para essas pessoas.

Se passar pela segunda comissão, o texto seguirá então para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois, precisa ser aprovado no Senado e passar pela sanção presidencial para se tornar lei. A proposta altera a Lei de Planejamento Familiar, que atualmente exige apenas a autorização judicial para a realização de laqueadura ou vasectomia em pessoas consideradas incapazes.

O deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), relator do projeto, destacou a importância da consulta prévia ao MP, afirmando que isso trará mais segurança às pessoas com deficiência. “Ademais, ao determinar a prioridade desses procedimentos entre os de esterilização cirúrgica eletiva, o projeto reconhece a importância de agir rapidamente em situações que envolvam pessoas incapazes de expressar sua vontade”, afirmou Ribeiro.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link