Caminhão atropela dezenas em mercado de Natal em Berlim; polícia acredita em atentado
Da ANSA:
Um caminhão invadiu um mercado de natal em Berlim nesta segunda-feira (19) e deixou ao menos 9 mortos e 50 feridos. Segundo a polícia local, “foi um acidente gravíssimo” na Breitscheidplatz, na parte oeste de Berlim.
Segundo a mídia alemã, o motorista teria sido detido e uma pessoa que estava no banco do passageiro foi encontrada morta.
O grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) teria assumido a autoria do ataque, informou a coalizão das milícias iraquianas PMU, que combate os extremistas no Iraque. A informação teria sido coletada em um dos canais de comunicação do EI, mas não foi confirmada por autoridades.
O prefeito de Berlim, Michael Müller, informou em uma rápida entrevista coletiva que a situação “está sob controle”, mas que ficou “chocado” com o que viu no local do acidente. “O que vemos aqui é muito dramático”, acrescentou.
“Segundo informações da polícia, presumivelmente, foi realizado um atentado com um caminhão”, informou um porta-voz da polícia à agência de notícias alemã DPA.
O caminhão atingiu uma parte da rua que está totalmente interditada para o tráfego de veículos e ainda não há confirmação se o caso trata-se de um acidente de trânsito ou um atentado terrorista. O mercado foi evacuado pela polícia imediatamente após o acidente.
Nas redes sociais, diversas pessoas postaram vídeos e fotos do incidente e é possível ver diversas barracas destruídas pelo impacto. (ANSA)
Caminhão vinha da Polônia
O caminhão que atingiu o mercado de Natal em Berlim pertencia a uma empresa de transporte da cidade de Gdansk, na Polônia, informou o jornal “Berliner Zeitung”.
Segundo a publicação, o dono da companhia, identificado como Ariel Z, informou que seu primo iria conduzir o caminhão até a capital alemã e que, segundo ele, iria passar a noite na cidade.
Ariel ainda informou que “não podia imaginar” que seu primo poderia provocar esse tipo de acidente, já que ele tem 15 anos de experiência na profissão.
Merkel lamenta ataque
A chanceler Angela Merkel afirmou, através de seu porta-voz, Steffen Seibert, que “está de luto” após o incidente registrado no mercado de Natal em Berlim.
“Estamos em luto pelos mortos e desejamos que os feridos possam ser ajudados”, escreveu Seibert em seu Twitter, informando que Merkel está em contato com seu ministros para averiguar a situação.
EI teria dado instruções de ataque
A diretora do portal “SITE”, que monitora as atividades dos extremistas na internet, Rita Katz, informou que o grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) tinha dado “instruções” para realizar ataques em mercados de Natal.
Katz ainda lembra que o EI reivindicou o atentado ocorrido em Nice, em 14 de julho deste ano, que teve mecanismo semelhante. Um caminhão invadiu uma área reservada para as festividades pela queda da Bastilha. Mas, na França, havia um terrorista que saiu atirando contra as pessoas que estavam no local. (ANSA)