Campanha da ONU quer reduzir o uso de plásticos em todo o mundo

Informação da ONU News no site da Agência Brasil.

Aproveitando que vários países celebram neste 14 de fevereiro o Dia dos Namorados (Valentine’s Day, em inglês, também conhecido como Festa de São Valentim) o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) lançou uma campanha pedindo a redução do uso de plásticos a nível global, no que classifica de um “relacionamento tóxico”.

Segundo a agência da ONU, cerca de 8 milhões de toneladas desse material não degradável vão parar nos oceanos todos os anos, causando um problema sério para a vida marinha. Apenas em 2015, o mundo produziu 322 milhões de toneladas de plástico, quantidade suficiente para erguer 900 prédios do tamanho do edifício Empire State, que fica em Nova York.

O Pnuma faz um apelo para que todos deixem de usar sacolas e garrafas de plástico, utensílios descartáveis e potes para armazenar comida. E diz que a dependência que as pessoas têm com o plástico se configura numa verdadeira “relação tóxica”.

Os produtos de plástico são altamente nocivos para o meio ambiente e acabam nos mares e oceanos, prejudicando peixes, pássaros e tartarugas, que ficam enroscados ou se alimentam do plástico.

“Novo amor”

Como parte da campanha Mares Limpos, o Pnuma lançou o vídeo “Não sou eu, é você”, onde a personagem Sandra termina o seu relacionamento com produtos de plástico e encontra um “novo amor” em sacolas e garrafas reutilizáveis.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) também está aproveitando a passagem do Dia dos Namorados pedindo às pessoas para demonstrarem seu amor pelos oceanos nas redes sociais, utilizando a hashtag #LovetheOcean.

Conservar os oceanos e os recursos marinhos é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que integra a Agenda 2030 da ONU que reúne 17 objetivos globais e mais de 160 metas a serem atingidas ao longo da próxima década em todo o planeta.

Cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos vão parar nos oceanos todos os anos, trazendo graves prejuízos para o meio ambienteFoto ONU: Martine Perret

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

Médico bolsonarista que espalha fake news sobre Anvisa foi preso por assédio no Egito

O médico e influenciador bolsonarista Victor Sorrentino, que voltou a ganhar repercussão nas redes por…

36 minutos ago

Deputado “ex-gay” propõe proibir simulação de sexo em eventos e critica show de Madonna

O deputado Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) criticou o show de Madonna que ocorreu no último…

59 minutos ago

Fundação Ford e Bill Gates: Carluxo quer proibir Rio de atuar com ONGs “comunistas”

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) apresentou na Câmara Municipal do Rio de Janeiro um projeto…

1 hora ago

Ovelhas são resgatadas de telhado em Porto Alegre (RS)

Um grupo de voluntários que atua no resgate de animais localizou na tarde desta quinta-feira…

2 horas ago

VÍDEO – Casal confunde carro e dirige por 30 minutos até notar o erro

Em Anápolis (GO), um casal entrou no carro errado por engano e conduziu o veículo…

2 horas ago

Eduardo Leite agradece golpista Elon Musk por doar “antenas”

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, utilizou sua conta no X (antigo…

2 horas ago