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Campanha de Bolsonaro ataca Datafolha, mas aposta em seus dados para arrecadação

 Jair Bolsonaro
Foto: Adriano Machado/Reuters

Para lidar com a pesquisa, desqualificar o Datafolha tem sido a estratégia da campanha de Bolsonaro, mas seus integrantes veem os levantamentos como um trunfo necessário para aumentar as arrecadações. Mesmo com ataques públicos às pesquisas, os integrantes da campanha dizem, em reuniões fechadas, que o crescimento de Bolsonaro nas pesquisas mais recentes, mesmo que tímido, ajudará o empresariado a acreditar na virada e fazer doações.

Hoje, as doações feitas para Bolsonaro estão muito abaixo daquilo que o PL, seu partido, projeta. O montante recebido e declarado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até a tarde desta quinta-feira (18/08) foi de R$ 50,6 mil. Após a divulgação do Datafolha, nesta quinta-feira, Flávio Bolsonaro disse que a pesquisa “deveria mudar o nome para DataLula”. O ministro Ciro Nogueira afirmou que o instituto “acostumou a só acertar no dia da eleição”.

Com a resistência de Bolsonaro em pedir dinheiro, praticamente todo núcleo duro da campanha foi escalado para a missão, desde assessores a ministros do alto escalão. Os principais responsáveis para falar com grandes empresário são o candidato a vice, Braga Netto e o senador Flávio Bolsonaro. A avaliação é a de que eles são os nomes com maior credibilidade para representar diretamente Bolsonaro no tema.

O Datafolha é reconhecido como um dos institutos de pesquisa mais respeitados do Brasil. Não por acaso, seus resultados têm influenciado diretamente nas campanhas e suas estratégias.

Integrantes da campanha ainda não desistiram de convencer Bolsonaro a pedir dinheiro. Eles têm trabalhado, inclusive, para que o presidente aceite gravar vídeos com o foco na arrecadação de recursos. Bolsonaro, no entanto, apresenta resistência até mesmo para pedir doações abertamente em reuniões que já teve, por exemplo, com representantes de peso do agronegócio, uma de suas bases mais fieis.

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