Campanha de Boulos apaga vídeo de hino nacional em linguagem neutra

A campanha de Guilherme Boulos (PSOL), candidato à Prefeitura de São Paulo, apagou um vídeo de um comício realizado no sábado (24) após gerar polêmica nas redes sociais. Na gravação, o hino nacional era cantado em linguagem neutra pela cantora Yurungai, o que causou controvérsia.
Durante o evento, realizado na zona sul da capital, a artista modificou a última estrofe do hino, cantando “des filhes deste solo…” ao invés de “dos filhos deste solo és mãe gentil”, ao lado de Boulos estavam o presidente Lula e Marta Suplicy (PT), candidata a vice-prefeita.
Na manhã desta terça-feira (27), o vídeo ainda estava disponível no canal do YouTube de Boulos, mas foi retirado do ar no início da tarde após a repercussão. A mudança na letra do hino não passou despercebida e gerou críticas, levando à remoção do conteúdo.
A Lei nº 5.700/1971 estabelece que o hino nacional deve ser executado integralmente e com respeito, proibindo alterações nos arranjos vocais, sob pena de multa. A campanha de Boulos ainda não se pronunciou oficialmente sobre o motivo da alteração no hino.