Campeão da “liberdade de expressão”, Ernesto Araújo fala em censurar redes após banimento de Trump
Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores, foi às redes sociais, nesta segunda (18), defender a censura de redes sociais após o presidente Donald Trump ser bloqueado em mais de 11 plataformas.
No Twitter, Ernesto disse:
Numa democracia, não se pode admitir que uma parte tão expressiva da vida, como aquela que se dá hoje nas redes sociais, permaneça a descoberto do Estado de Direito. Pessoas e empresas estão sendo banidas para um verdadeiro Arquipélago Gulag digital, sem direito à defesa.
As democracias necessitam coordenar-se para que não assistamos a um certo despotismo digital bem-pensante penetrar na democracia, contaminá-la e destruí-la. As redes, imensa promessa democratizante, não podem tornar-se uma “polícia política” a favor de certos monopólios de poder.
O Brasil estuda com atenção as ideias que começam a surgir, ao redor do mundo, com o objetivo de colocar o universo big-tech sob o abrigo do Estado de Direito e do primado da liberdade. É tarefa crucial na verdadeira defesa da democracia. Estaremos sempre do lado da liberdade.
O banimento de Trump mexeu com a cabeça dos bolsonaristas, diversos deles passaram a defender a censura das plataformas, pode ser medo de terem o mesmo destino do quase ex-presidente dos EUA.
As democracias necessitam coordenar-se para que não assistamos a um certo despotismo digital bem-pensante penetrar na democracia, contaminá-la e destruí-la. As redes, imensa promessa democratizante, não podem tornar-se uma "polícia política" a favor de certos monopólios de poder.
— Ernesto Araújo (@ernestofaraujo) January 18, 2021
O Brasil estuda com atenção as ideias que começam a surgir, ao redor do mundo, com o objetivo de colocar o universo big-tech sob o abrigo do Estado de Direito e do primado da liberdade. É tarefa crucial na verdadeira defesa da democracia. Estaremos sempre do lado da liberdade. ??
— Ernesto Araújo (@ernestofaraujo) January 18, 2021