Apoie o DCM

Campeão mundial, Hugo Calderano é impedido de entrar nos EUA para disputar torneio

Hugo Calderano, mesatenista número 3 do mundo. Foto: WTT

O brasileiro Hugo Calderano, terceiro no ranking mundial de tênis de mesa, foi impedido de entrar nos Estados Unidos para disputar o WTT Grand Smash em Las Vegas, que começa nesta quinta-feira (3). O problema ocorreu porque o atleta, que possui cidadania portuguesa, viajou a Cuba em 2023 para competições oficiais da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), o que o tornou inelegível para o Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem (ESTA).

Calderano seguiu o protocolo habitual com seu passaporte português, mas não obteve resposta a tempo. Ao buscar esclarecimentos, descobriu que a viagem a Cuba, onde disputou o Pan-Americano e as eliminatórias para Paris-2024, o impediu de usar o ESTA. “Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores. É frustrante ficar fora de uma competição importante por questões que fogem do meu controle”, lamentou o atleta.

Com o prazo esgotado, Calderano tentou obter um visto emergencial com apoio da Associação de Tênis de Mesa dos EUA e do Comitê Olímpico estadunidense. Embora o agendamento da entrevista consular tenha sido aprovado, não foi possível realizá-la a tempo do torneio.