Apoie o DCM

Arcebispo candidato a deputado está foragido da Justiça

Dom Valdiley em foto de candidatura no TSE
Dom Valdiley em foto de candidatura. Foto: Reprodução

O candidato a deputado federal por Goiás Dom Valdiley, do Democracia Cristã (DC), tem um mandado de prisão civil em aberto por falta de pagamento de pensão alimentícia. Valdiley Abadia da Silva, de 56 anos, é empresário e se apresenta como arcebispo de uma igreja em Goiânia.

A Vara Criminal de Silvânia renovou em 14 de julho a ordem de prisão por 60 dias, após uma solicitação anterior, de 2025, não ter sido cumprida porque ele não foi localizado. O mandado pode ser executado até 13 de julho de 2027. O valor da dívida não consta no documento do Conselho Nacional de Justiça, e o processo tramita sob sigilo no Tribunal de Justiça de Goiás.

Dom Valdiley não declarou bens ao TSE e apresentou certidões de nada consta das Justiças Estadual e Federal. A candidatura ainda passará pela análise do tribunal. Nas redes sociais, ele divulga a pré-candidatura com o slogan “Moradia para todos”. O candidato e o Democracia Cristã não se pronunciaram sobre o mandado.