Apoie o DCM

Candidato do PT, Elmano vira o jogo e ultrapassa bolsonarista no Ceará, diz Ipec

Capitão Wagner (União Brasil), Roberto Cláudio (PDT) e Elmano de Freitas (PT) candidatos para o governo do Ceará
Foto: Divulgação/Redes dos candidatos/Montagem

A pesquisa Ipec divulgada nesta quinta-feira (22), encomendada pela TV Verdes Mares, revelou os dados sobre a intenção de voto para governador do Ceará. O ex-deputado estadual Elmano de Freitas (PT) cresceu em oito pontos e ultrapassou o candidato bolsonarista Capitão Wagner (União Brasil).

Elmano aparece com 30% das intenções de voto, numericamente à frente do militar apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 29%. Os dois estão empatados conforme a margem de erro. Já o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) está em terceiro, com 22%.

Para os eleitores que irão votar em branco ou nulo, a soma é de 9%, caindo em 3 pontos percentuais em relação à pesquisa do começo do mês. Dentre os eleitores que não souberam responder ou não responderam, contabilizaram em 8%, caindo apenas um ponto percentual em relação a primeira pesquisa do mês.

Em relação à pesquisa anterior, de 9 de setembro, Elmano de Freitas teve um crescimento de oito pontos percentuais. Por outro lado, o Capitão Wagner, que antes mantinha a liderança com 35%, caiu seis pontos percentuais. Já Roberto Cláudio que estava tecnicamente empatado com Elmano, continuou oscilando de 21% para 22%.

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 19 e 21 de setembro em 56 municípios cearenses. Tem a margem de erro com três pontos percentuais para mais ou para menos, e possui um nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o número CE-03914/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02694/2022.

Pesquisa estimulada para intenção de voto em governador para o Ceará
Foto: Reprodução/Ipec/Diário do Nordeste
Intenção de voto para governador do Ceará no 1º turno
Foto: Reprodução/Ipec

 

Intenção de voto para governador do Ceará no 1º turno
Foto: Reprodução/Ipec

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link