Candidato favorito nas eleições dos EUA faz crítica direta e nominal a Bolsonaro, em atitude sem precedente

De Mariana Sanches na BBC Brasil.
Candidatos democratas à presidência e a vice fazem críticas abertas e nominais ao presidente Jair Bolsonaro, aliado de Trump.
Ao formar a cabeça de chapa presidencial democrata com a senadora Kamala Harris, o democrata Joe Biden parece liderar a coalizão política mais frontalmente contrária a um presidente brasileiro na história das eleições dos Estados Unidos.
Isso porque tanto Biden quanto Kamala fizeram críticas abertas, repetidas e nominais a Jair Bolsonaro nos últimos meses, em um movimento considerado pelos especialistas como sem precedentes nas relações entre os dois países.
“É a primeira vez na história das eleições americanas que vemos uma chapa presidencial, tanto com candidato à presidente quanto com o nomeado a vice, se colocar tão claramente contra um governo brasileiro. O fato de Biden e Kamala estarem confortáveis de apontar o dedo para Bolsonaro em suas críticas mostra que desejam dar a ele um caráter de caudilho latino americano, colocá-lo na posição de pária internacional”, afirma o professor de relações internacionais da FAAP Carlos Gustavo Poggio, especialista em Estados Unidos.
(…)