Canoas (RS) tem mais de 70 mil casas submersas e perdeu hospital, diz prefeito

A cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, é uma das mais afetadas pela inundação histórica que atingiu o estado. Cerca de 70 mil casas estão submersas, afetando diretamente 153 mil pessoas, das quais 19 mil estão abrigadas e outras 80 mil buscaram refúgio com familiares e amigos. “Metade da cidade foi invadida pelas águas, as pessoas perderam tudo, disse o prefeito Jairo Jorge (PSD) em entrevista à GloboNews.
Jairo também contou que as cheias comprometeram severamente a infraestrutura de saúde e educação. Das 27 unidades básicas de saúde, 19 foram perdidas, juntamente com um hospital de pronto-socorro, três unidades de pronto atendimento e quatro centros de apoio psicossocial.
“As pessoas estão com 30 a 40 pessoas dentro de uma casa que, normalmente, tem 5 ou 6 pessoas. Só para se ter ideia, temos cerca de 7.735 casas que têm até 30 pessoas”, disse o prefeito.
Além disso, a devastação atingiu quase metade das instituições educacionais, com 41 das 83 escolas da cidade perdidas. A magnitude da perda será avaliada após a água baixar, conforme as autoridades locais. “Essa destruição da infraestrutura, que serve para atender a população, mostra o tamanho da tragédia”, resumiu.
Prefeito de Canoas (RS), Jairo Jorge, diz que 70 mil casas estão submersas na cidade e destaca a destruição da infraestrutura devido às enchentes: “Perdemos 19 Unidades Básicas de Saúde, um hospital de pronto-socorro; das 4 UPAs, perdemos 3; das 83 escolas, perdemos 41”.
— GloboNews (@GloboNews) May 16, 2024