Apoie o DCM

Canoas (RS) tem mais de 70 mil casas submersas e perdeu hospital, diz prefeito

Hospital de Pronto Socorro de Canoas alagado. Foto: reprodução

A cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, é uma das mais afetadas pela inundação histórica que atingiu o estado. Cerca de 70 mil casas estão submersas, afetando diretamente 153 mil pessoas, das quais 19 mil estão abrigadas e outras 80 mil buscaram refúgio com familiares e amigos. “Metade da cidade foi invadida pelas águas, as pessoas perderam tudo, disse o prefeito Jairo Jorge (PSD) em entrevista à GloboNews.

Jairo também contou que as cheias comprometeram severamente a infraestrutura de saúde e educação. Das 27 unidades básicas de saúde, 19 foram perdidas, juntamente com um hospital de pronto-socorro, três unidades de pronto atendimento e quatro centros de apoio psicossocial.

“As pessoas estão com 30 a 40 pessoas dentro de uma casa que, normalmente, tem 5 ou 6 pessoas. Só para se ter ideia, temos cerca de 7.735 casas que têm até 30 pessoas”, disse o prefeito.

Além disso, a devastação atingiu quase metade das instituições educacionais, com 41 das 83 escolas da cidade perdidas. A magnitude da perda será avaliada após a água baixar, conforme as autoridades locais. “Essa destruição da infraestrutura, que serve para atender a população, mostra o tamanho da tragédia”, resumiu.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link