Apoie o DCM

Cansado demais? Fazer nada pode ser a chave para ter mais foco no trabalho

Mulher adormece sobre a mesa de trabalho à noite, sinalizando esgotamento físico e mental após jornada intensa – Foto: Reprodução

Um estudo publicado na Nature reforça que momentos de descanso e ócio são essenciais para o bom funcionamento do cérebro. Pesquisadores do Instituto Médico Howard Hughes, nos EUA, observaram em experimentos com camundongos que, mesmo sem tarefas específicas, os neurônios continuam processando informações. “Mesmo quando você está distraído, seu cérebro ainda está trabalhando bastante para organizar o mundo ao seu redor”, explicou o cientista Marius Pachitariu.

O conceito de “ócio criativo”, popularizado pelo sociólogo italiano Domenico De Masi, defende o tempo livre como espaço de aprendizado e inovação. Estudos indicam que atividades como sonhar acordado e hobbies criativos aumentam a eficiência cerebral e estimulam redes neurais ligadas à criatividade, como a rede de modo padrão.

Além dos efeitos cognitivos, o ócio tem impacto direto na saúde mental. Pesquisadores brasileiros apontam que o tempo livre ajuda a combater sintomas de burnout, ansiedade e sobrecarga emocional.