Cantora Gaby Amarantos faz dieta polêmica e revela perda de 14 kg

A cantora Gaby Amarantos recentemente chamou a atenção nas redes sociais ao compartilhar sua experiência com a alimentação biogênica, um protocolo alimentar que a levou a perder 14 quilos. Essa prática, no entanto, não é tão popular quanto outras dietas, e sua eficácia e segurança não contam com comprovações científicas ou unanimidade entre profissionais de saúde.
A alimentação biogênica, também conhecida como “alimentação viva” ou “comida viva”, é baseada na ideia de consumir apenas alimentos provenientes de fontes naturais, como grãos integrais, leguminosas e hortaliças. Essa dieta exclui categoricamente qualquer alimento processado e alimentos de origem animal, como carnes e laticínios.
Amarantos compartilhou sua experiência em uma publicação no Instagram, mencionando que adotou a alimentação biogênica e realizou enemas, além de aumentar o consumo de sucos naturais e alimentos crus. Ela afirmou que se sentiu mais leve e conectada com a natureza como resultado dessa mudança em seu estilo de vida.
A nutricionista Thaiz Brito escreveu em sua coluna no Metrópoles que “excluir grupos alimentares ou até enxergar algum tipo de comida como proibida pode gerar um comportamento disfuncional com a alimentação”.
“Qualquer dieta que tenha como base restrições moderadas ou severas pode se tornar gatilho para compulsão alimentar, principalmente a longo prazo. A comida também é antropológica, ou seja, deve fazer parte dos momentos sociais da vida, sem restrições”, explicou.
Veja a publicação de Gaby Amarantos:
Ver essa foto no Instagram
