Apoie o DCM

Capes: Novo modelo de concessão de bolsas pode aumentar distorções, segundo pesquisadores

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o ministro da Educação, Abraham Weintraub
Imagem: Antonio Cruz/Ag Brasil

Da Folha:

O governo Jair Bolsonaro anunciou um novo modelo para regular a concessão de bolsas de pós-graduação. Para pesquisadores, porém, os critérios definidos podem aumentar distorções e neutralizar a meta de valorizar os melhores cursos. Restrições orçamentárias também são entrave para a implementação, dizem os especialistas.

A Capes publicou portarias com as novas regras de distribuição de bolsas no dia 21 de fevereiro. No dia 26, acrescentou quadros de referência dos indicadores exigidos. A combinação desses critérios é o que gera dúvidas na comunidade acadêmica.

As incertezas entre líderes de pós-graduação no Brasil aumentou, porque a Capes, órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação), não divulgou na sexta (28) o quadro de distribuição de bolsas que passará a vigorar em março. Isso era previsto nas portarias.

A Capes não informou por que não houve a divulgação. Segundo relatos à Folha, as indefinições orçamentárias para 2020 atrasaram a publicação.

A verba da Capes para este ano é menor do que a de 2019, quando o MEC, comandado por Abraham Weintraub, cortou 7.590 bolsas (8% do total).

9…)