Capitão da PM é investigado por zombar de soldado que tentou suicídio

O capitão da Polícia Militar de São Bernardo do Campo (SP), Flavio Soares de Sousa, conhecido como Capitão Soares, está sendo investigado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) por ridicularizar um PM durante uma transmissão ao vivo na última quarta-feira (17). Ele afirmou que o soldado Vinicius Laurentino não teve “dignidade” ao ameaçar cometer suicídio e classificou o episódio como “vergonha”.
“Sem dignidade até para tirar a própria vida! Quem escolhe um caminho assume as consequências”, escreveu em uma publicação. “Eu nunca vi algo selvagem ter pena de si mesmo, um pássaro cairá morto de um galho sem jamais ter sentido pena de si mesmo. Olhem que vergonha. Tenhamos pena”, complementou. Horas depois, o capitão publicou um vídeo de Vinicius apontando a arma para a própria cabeça e mensagens enviadas via WhatsApp antes da ameaça de suicídio.
Outros PMs comentaram as postagens dando apoio ao capitão e criticando o agente que quase tirou a própria vida. “Fraco, adora um show e no final da novela muda todo o roteiro”, escreveu o sargento da PM Cezar Romano.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou ao Metrópoles que as publicações de Capitão Soares “serão avaliadas” conforme a Diretriz PM3-006/02/21, de 27 de dezembro de 2021, que regula o uso de mídias sociais e aplicativos de mensagens por policiais militares.
Veja a publicação de Soares:
Ver essa foto no Instagram
Orientações para buscar ajuda sobre saúde mental
Se você ou alguém que conhece está enfrentando dificuldades emocionais ou psicológicas, existem várias opções de ajuda disponíveis:
Centro de Valorização da Vida (CVV)
Para assistência emocional imediata, o CVV oferece um serviço gratuito e confidencial, disponível 24 horas por dia. O contato pode ser feito por e-mail, chat no site do CVV ou pelo telefone 188.
Canal Pode Falar
Este canal, uma iniciativa do Unicef, é dedicado a adolescentes e jovens entre 13 e 24 anos, oferecendo suporte por meio do WhatsApp. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
Sistema Único de Saúde (SUS)
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do SUS proporcionam cuidados a pacientes com transtornos mentais. Existem unidades especializadas para crianças e adolescentes. Na cidade de São Paulo, há 33 Caps Infantojuvenis. Os endereços das unidades podem ser encontrados neste link.