Carmen Lúcia rebate críticas de Renan Calheiros a juízes

Do iG:

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmen Lúcia, rebateu nesta terça-feira (25) as críticas do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ao juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10.ª Vara da Justiça Federal de Brasília. “Onde juiz for destratado, eu também sou”, declarou Carmen. A ministra declarou ainda que o Judiciário exige respeito dos demais poderes da República.

Oliveira autorizou, na sexta-feira (21), a prisão de quatro policiais legislativos, além de uma operação de busca e apreensão na sede da Polícia Legislativa no Congresso Nacional. Na segunda-feira, 24, Renan disse que a operação foi “fascista” e chamou Oliveira de “juizeco”. Na sessão do Conselho Nacional de Justiça desta terça-feira (25) Carmen avaliou que “não é admissível que qualquer juiz seja diminuído ou desmoralizado fora dos autos”.

“Todas as vezes que um juiz é agredido, eu e cada um de nós juízes é agredido. E não há a menor necessidade de numa convivência democrática livre e harmônica, haver qualquer tipo de questionamento que não seja nos estreitos limites da constitucionalidade e da legalidade”, disse. Carmen destacou que possíveis erros jurisdicionais ou administrativos devem ser questionados “nos meios recursais próprios”. A presidente da instituição frisou que o CNJ foi instituído não só para fiscalizar as práticas dos magistrados, mas para garantir a autonomia, “a independência e a força do Poder Judiciário. “Respeito que nós devemos e guardamos com os poderes e evidentemente exigimos igualmente de todos os poderes em relação a nós”, declarou Carmen. “(Na Constituição) se tem que são poderes da República independentes e harmônicos, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Numa democracia, o juiz é essencial como são essenciais os membros de todos os outros poderes, repito que nós respeitamos”, frisou. “Queremos também, queremos não, exigimos o mesmo e igual respeito para que a gente tenha democracia fundada nos princípios constitucionais”, continuou. “Somos todos igualmente juízes brasileiros querendo cumprir nossas funções. Espero que isso seja de compreensão geral (…) O mesmo respeito que nós, Poder Judiciário, dedicamos a todos os órgãos da República, afinal somos sim independentes e estamos buscando a harmonia em benefício do cidadão brasileiro. Espero que isso não seja esquecido por ninguém, porque nós juízes não temos nos esquecido disso”, finalizou Carmen.

 

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

Palco cede durante show sertanejo em Barbacena (MG)

Durante o show do sertanejo Bruno Rosa na 33ª Festa do Pinhão, em Barbacena (MG),…

6 segundos ago

Agro: Lula anuncia crédito para agricultores endividados

Para reforçar seu apoio ao agronegócio, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT)…

14 minutos ago

Avião da Boeing faz pouso de emergência em Nova York por perder escorregador

Um Boeing 767 operado pela Delta Airlines precisou realizar um pouso de emergência no Aeroporto…

46 minutos ago

Messi, o cão estrela de ‘Anatomia de Uma Queda’, terá programa no Festival de Cannes 2024

A produtora D18 Paris anunciou que Messi, o famoso cachorro do filme 'Anatomia de Uma…

1 hora ago

Bolsonaristas promovem boicote filme com Wagner Moura

O X (antigo Twitter) foi palco de um movimento liderado por bolsonaristas que promovem um…

1 hora ago

Mais de 370 cidades do interior paulista sofrem com onda de calor fora de época

Os últimos dias de abril e o início de maio serão marcados por altas temperaturas,…

2 horas ago