Carrefour é desligado da plataforma que reúne empresas pela igualdade racial

Da UOL:
Após a morte de João Alberto Silveira Freitas em uma loja de Porto Alegre (RS), o Carrefour foi desligado da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, que reúne 73 organizações signatárias. Em nota, o coordenador da plataforma expressou “profunda repulsa” ao caso e chamou de “criminoso” um ambiente onde um cliente entra para fazer uma compra e sai morto.
“Repudiamos com todas as nossas forças o assassinato do cidadão negro João Alberto Silveira Freitas por seguranças do supermercado Carrefour, na cidade de Porto Alegre”, disse Raphael Vicente. “São coniventes todos aqueles que se omitiram e não tomaram as medidas para que essa morte fosse evitada, inclusive os que se calam”. A empresa, ainda segundo o comunicado, seguirá desligada por tempo indeterminado de suas atividades na Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.
A plataforma é composta por representantes da sociedade civil, do ambiente empresarial e do poder público, englobando 73 organizações com receita conjunta de R$ 1,2 trilhão no Brasil. É uma iniciativa que busca articulação entre empresas comprometidas em buscar um desempenho significativo na abordagem da temática étnico-racial, bem como assegurar a elas alguma vantagem competitiva.
(…)