Carro agora é grande negócio na China: veja como o mercado explodiu

A China se tornou o maior produtor e exportador mundial de automóveis, sobretudo elétricos, graças a décadas de políticas industriais e incentivos que atraíram investimentos massivos desde sua entrada na OMC em 2001. A partir daí, montadoras locais aceleraram a produção e inovação, ampliando sua liderança tecnológica e acesso a matérias-primas fundamentais para baterias.
No mercado interno, a competição feroz levou a uma queda drástica nos preços dos veículos elétricos, apoiada por subsídios estatais e controle da cadeia de suprimentos — hoje, cerca de 58% da produção global de EVs está concentrada na China. Essa estratégia resultou em excesso de oferta, mas garantiu domínio absoluto no setor.
Agora, empresas chinesas como BYD, Xpeng e Li Auto estão expandindo internacionalmente. BYD, por exemplo, já exporta centenas de milhares de unidades e planeja abrir fábricas no Brasil, México e Europa, mesmo enfrentando questões trabalhistas no Brasil.
A expansão global tem impacto direto nas empresas estrangeiras. Montadoras americanas e europeias têm dificuldades para competir com os modelos chineses, que oferecem melhor tecnologia embarcada, cadeias mais baratas e design moderno. O carro, antes símbolo de prestígio e controle automotivo, agora é parte de uma revolução global em mobilidade e tecnologia, impulsionada por investimentos, políticas públicas robustas e inovação massiva na China.