Apoie o DCM

Carros brancos lideram roubos em São Paulo; veja cores mais visadas

Chevrolet Onix branco. Foto: Reprodução

A cidade de São Paulo registrou cerca de 4.400 roubos de carros em 2025, segundo dados do Mapa do Crime. O número representa queda de 25% em relação a 2024, mas regiões das Zonas Sul e Leste mantiveram índices elevados. Cinco distritos — São Mateus, São Rafael, Cidade Tiradentes, Jardim Herculano e Campo Limpo — concentraram 969 ocorrências, alta de 13%, com participação que passou de 14% para 22% do total.

Os carros brancos lideraram o ranking de veículos mais roubados, com 1.485 ocorrências, o equivalente a 33% entre as cinco cores mais visadas. Na sequência aparecem veículos prata, com 777 casos, pretos, com 694, cinzas, com 482, e vermelhos, com 190 registros. A soma de carros pretos e cinzas ficou abaixo do total de roubos de veículos brancos.

O levantamento indica que 41% dos veículos roubados tinham entre 4 e 10 anos de uso. Entre os modelos mais visados estão Hyundai HB20, com 248 ocorrências, além de Renault Master, Chevrolet Onix e Volkswagen Polo. As áreas com maior incidência ficam próximas de descampados, regiões de mata e das represas Billings e Guarapiranga, locais apontados como usados por desmanches ilegais.