Carros (quase) extintos: modelos que seguem à venda no Brasil, mas ninguém lembra

Um anúncio da Subaru chamou atenção nas redes sociais recentemente e levantou uma dúvida surpreendente: ainda existem carros 0 km da marca à venda no Brasil? O questionamento foi feito pelo colunista Felipe Carvalho, da UOL, e virou ponto de partida para uma investigação sobre modelos que seguem no mercado — mas parecem ter sido esquecidos pelos consumidores.
A surpresa inicial veio com o Subaru Forester, que, mesmo vendido oficialmente, emplacou apenas 69 unidades de janeiro a maio de 2025. O modelo, que já teve versões turbo aclamadas por entusiastas, hoje só é oferecido com motor 2.0 aspirado de 150 cv — e vendido por uma rede que conta com apenas duas concessionárias no país.
Entre os esquecidos, está o Honda Civic, que já foi símbolo de sedã médio nacional. Agora importado da Tailândia e vendido em uma única versão híbrida, registrou apenas 948 unidades em cinco meses. O Volkswagen Jetta, que já teve versões populares, hoje sobrevive apenas como GLI esportivo — e emplacou 437 carros no ano.
Outro nome icônico em baixa é o Honda CR-V. Caro e vendido somente na versão híbrida, teve apenas 431 unidades vendidas no ano — um contraste com os tempos em que era presença constante nas ruas.
O levantamento também apontou casos mais extremos, como o Audi A3 hatch, que emplacou 40 unidades no ano e já foi produzido no Brasil. O Caoa Chery iCar, sensação entre os elétricos em seu lançamento, teve apenas duas unidades vendidas. Já o Fiat 500e foi ainda pior: uma única unidade emplacada em cinco meses.