Apoie o DCM

Cartórios somam 303 mil mortes por covid “com CPF” mesmo com dados desatualizados

Do UOL

A circulação do vírus incentivada pelo governo Bolsonaro preocupa o mundo. Periódicos internacionais apontam para os perigos da intensa circulação da covid-19 no Brasil

Os cartórios de registro civil já registraram 303 mil mortes por covid-19 no país desde março de 2020, todas com informações como nome completo, idade e CPF. O número é similar ao informado pelas secretarias estaduais de Saúde e pelo consórcio de imprensa, do qual o UOL faz parte —ontem, o consórcio apontam 307.326 mortes

Esta semana, uma mudança imposta pelo Ministério da Saúde na forma das secretarias estaduais inserirem os dados de óbitos pela covid-19 gerou uma redução artificial no número de mortes da doença na última quarta-feira. Isso ocorreu pela necessidade da inclusão de dados pessoais, como os números do cartão SUS do CPF, o que gerou dificuldade no cadastro a municípios e estados. (…)

O UOL consultou os dados de óbitos pela covid-19 em outra fonte: a Central de Informações do Registro Civil. Até hoje, foram inseridas no sistema 303.493 óbitos.

A base de dados consta no portal da transparência da Arpen Brasil (Associação Registradores de Pessoas Naturais), que contabiliza os registros de óbito recebidos pelos cartórios e que trazem a covid-19 como a causa da morte.

Os dados da Arpen ainda têm defasagem e passam por constantes inclusões, já que entre a emissão do documento no cartório, envio das informações e inserção no sistema pode haver um prazo de até 15 dias. (…)