Apoie o DCM

Cartunista Angeli anuncia aposentadoria após diagnóstico de afasia

Angeliharg

Aos 65 anos, o cartunista Angeli anunciou o fim de sua carreira após ser diagnosticado com afasia progressiva primária. A família dele confirmou a informação nesta quarta-feira (20) por meio das redes sociais.

“É com tristeza e coragem que a família e os amigos de Angeli comunicam o fim, por questões de saúde, da histórica colaboração entre o autor e a Folha de S. Paulo”, diz comunicado publicado na conta de Angeli no Twitter.

“Após cinquenta e um anos de carreira, quase cinquenta deles no jornal, é num misto de emoção e tristeza e tambem orgulho que ele se despede desse espaço que foi,ao longo de décadas,uma janela para que os leitores pudessem observar o talento indescritível de um dos maiores artistas que o Brasil tem. Agora que esta nova etapa se inicia, deixamos aqui um agradecimento especial aos leitores que foram os grandes parceiros de Angeli durante essas cinco décadas. Com eles, seguiremos celebrando a obra de Angeli em novas publicações e exposições. Punk is not dead!”, completa a publicação.

A esposa do artista, Carolina Guaycuru, falou sobre a aposentadoria. “Recebemos o diagnóstico [de afasia] há alguns anos. Essa é uma condição degenerativa e de um mês para cá, ficou um pouco mais pesada. Achamos que assim ele poderá trabalhar e produzir neste novo momento de vida mais tranquilamente. Encerra como cartunista, mas não como artista”, disse ela ao G1.

A afasia é uma doença neurodegenerativa que prejudica a comunicação, incapacitando o paciente de se expressar de forma verbal ou escrita. De acordo com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF), esse comprometimento ocorre após um dano cerebral. A causa mais comum é o AVC (acidente vascular cerebral).

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link