Apoie o DCM

Casal atravessa 10 mil km sem pegar avião e relata vida com apenas oito mudas de roupa

Richard Oliveira e Lanna Sanches. Foto: Divulgação

Richard Oliveira, 35, e Lanna Sanches, 31, vivem há oito anos como nômades. O casal se conheceu pelas redes em 2017, após perceber que faziam a mesma rota pela América Latina, ainda sem se conhecer.

Depois de anos viajando sozinhos, começaram a dividir a estrada em 2019 e, neste ano, decidiram encarar o maior desafio: ir de Portugal até a China sem usar avião. “Nós gostamos do desafio, de observar o mundo. O turismo convencional para a gente já não é algo que nos move”, diz Lanna.

Eles refazem a antiga Rota da Seda e já passaram por nove países, usando ônibus, trens, barcos e caronas. A escolha por viajar apenas por terra, segundo Richard, nasceu do desejo de acompanhar as mudanças de paisagem e cultura de forma contínua.

O casal registra tudo em uma websérie no YouTube, principal fonte de renda, complementada por parcerias e programas de afiliados. Lanna afirma que o estilo de vida está ligado à curiosidade e à busca por entender hábitos locais. Eles evitam destinos superlotados e preferem cidades pequenas. “Nossa viagem é sobre abrir a mente, ouvir o lugar, compreender sem colocar nossas certezas sobre ele”, diz a jornalista.