Casal de idosos com covid se despede antes de intubação, gerando comoção no hospital

De Cláudia Collucci na Folha de S.Paulo.
No dia 15 de dezembro passado, uma cena emocionou a equipe da UTI do Hospital do Servidor Público Estadual (SP) destinada à Covid-19: um casal de idosos se despedia, de mãos dadas e lágrimas nos olhos, antes de ser intubado. Primeiro foi ela, às 10h. Depois, ele, às 15h.
Vencri Rodrigues Guze, 79, e a mulher, Maria Helena, 75, tinham sido internados no dia 10 de dezembro por complicações da doença. Ela, com 60% do pulmão comprometido pela infecção. Ele, com 50%.
A reviravolta na vida da família Guze começou logo após um fim de semana em Bertioga, litoral de SP, na casa de praia de um dos filhos, o engenheiro agrônomo Ricardo Guze, 43.
“No dia 4 de dezembro, eles passaram o dia inteiro na praia, de mãos dadas na água. Parece até que foi uma despedida”, lembra ele.
A cumplicidade do casal chamava a atenção de todos. Vencri Guze era viúvo e tinha quatro filhos quando se casou com Maria Helena, em 1970. Com ela, teve mais dois filhos: Ricardo e Alexsandro, 48.
“Eram apaixonados um pelo outro. Uma moça na praia até comentou: ‘nossa que lindo! Quando eu ficar velhinha, quero ficar assim como vocês’”, conta Ricardo Guze.
(…)