Apoie o DCM

Casal filmado imitando macaco em samba será investigado pela Polícia Civil do Rio

Casal de brasileiro e argentina imitando macaco em samba. Foto: reprodução

O casal de pessoas brancas, filmado imitando macaco durante uma roda de samba em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, será investigado pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). O caso, que aconteceu na noite de sexta-feira (19) e viralizou nas redes sociais, está sendo tratado como racismo.

A jornalista Jackeline Oliveira, que registrou o incidente, foi à Decradi para relatar o ocorrido. Em entrevista ao G1, ela disse que os envolvidos não mostraram nenhum constrangimento. “Muito pelo contrário, eles estavam rindo, brincando. Estavam extremamente à vontade em cometer esse ato racista”, afirmou.

A Decradi já identificou uma das pessoas nas imagens como Carolina de Palma, uma argentina, vinda de Buenos Aires para participar do Fórum Latino-americano de Educação Musical, e um homem carioca. Após a divulgação do vídeo, o casal excluiu suas redes sociais, dificultando o contato imediato.

“O racismo é uma violência que atravessa as pessoas pretas de diversas formas. Cada pessoa tem uma reação e às vezes não tem reação. Quando eu vi o que estava acontecendo, a minha reação foi filmar e chamar o segurança”, comentou a jornalista. A delegada Rita Salim, titular da Decradi, afirmou: “Vamos identificar o casal e intimá-los. Temos que investigar se de alguma forma os gestos utilizados durante a dança configuraram auto discriminatório de cunho racial”.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link