Apoie o DCM

Caso Dom e Bruno: Comissões pedem a demissão do presidente da Funai

Foto: Reuters/Ueslei Marcelino

Nesta quarta-feira (6), foi aprovado, pelas comissões externas criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado para acompanhar as investigações dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, o envio de pedidos ao governo para o afastamento imediato do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier.

Foi aprovada na Câmara uma indicação direcionada ao Ministério da Justiça ao qual a Funai está subordinada. As indicações dos parlamentares sugerem a adoção de providências a outros poderes da República, ou seja, no caso do Poder Executivo, os pedidos são enviados pela Primeira-Secretaria da Câmara à Secretaria de Governo. Não há nenhum prazo para o governo dar a resposta.

Relatora dos trabalhos da comissão, a deputada Vivi Reis (PSOL-PA) disse que a continuidade de Xavier no cargo “afronta aos servidores da Funai, aos colaboradores da Univaja [União dos Povos Indígenas do Vale do Javari e de outras entidades indigenistas”. É uma grave ofensa a todos os que se preocupam com a vida humana e com os povos indígenas da Amazônia”, afirma.

No mais, nesta quarta-feira (6), um requerimento com a mesma sugestão foi aprovada por outra comissão externa que, por sua vez, foi direcionada à Casa Civil do governo federal. O autor do pedido, senador Fabiano Contarato (PT-ES), disse que a gestão de Xavier “revela cabal desrespeito aos direitos dos povos indígenas e conflito com suas atribuições institucionais” da Funai.

Há um mês, em 5 de junho, o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram assassinados na região do Vale do Javari, no Amazonas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link