Caso Evandro: Justiça anula condenações dos quatro acusados pelo crime

Desembargadores da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) aprovaram, por maioria de votos, a revisão criminal no notório “Caso Evandro”, resultando na inocência de todas as pessoas originalmente condenadas no processo que investigou a morte de Evandro Ramos Caetano em Guaratuba, no litoral do Paraná.
O veredito, proferido nesta quinta-feira (9), absolveu Beatriz Abagge, Davi dos Santos Soares, Osvaldo Marcineiro e Vicente de Paula Ferreira (falecido em 2011) com uma votação de 3 a 2, de acordo com informações do g1.
Em 1992, Evandro Ramos Caetano, um menino de seis anos, desapareceu no caminho entre sua residência e a escola, sendo posteriormente encontrado sem vida, exibindo sinais de violência. Sete pessoas foram acusadas no caso, resultando em quatro condenações.
A revisão criminal, um mecanismo legal para reexaminar casos previamente julgados, é acionada quando o réu alega ter sido injustamente condenado.
O podcaster Ivan Mizanzuk, responsável pelo resgate do caso em seu “Projeto Humanos”, um podcast no qual esmiuçou o caso em detalhes, comemorou a notícia com seus seguidores no X (ex-Twitter): “Finalmente! Obrigado a todos que acompanharam meu trabalho! Sem vocês, essas pessoas nunca teriam esse reconhecimento!”.
?Revisão do Caso Evandro foi julgada como PROCEDENTE!
TJPR reconheceu a tortura, anulou todas as provas e absolveu todos os acusados que foram condenados!
FINALMENTE!
Obrigado a todos que acompanharam meu trabalho! Sem vocês, essas pessoas nunca teriam esse reconhecimento! https://t.co/MfJwkxHCQ1
— Ivan Mizanzuk (@mizanzuk) November 9, 2023