Apoie o DCM

Caso Marielle: Delegado preso escreve recado para Moraes

Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil. Foto: BBC Geral

O delegado Rivaldo Barbosa, preso e acusado de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, deixou um recado escrito à mão para o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado é o relator do caso.

O recado foi escrito no mandado de citação, o documento que atesta que Rivaldo foi denunciado pelo crime, tornando-se réu. “Aos Exmos. ministros e à eternidade: 1 – eu nunca falei com esses outros denunciados; 2 – o Inq. 901-00266-19 possui provas técnicas da mentira do assassino da vereadora Marielle e do motorista Anderson; 3 – no STJ há uma decisão que eu não participei das investigações”, escreveu o delegado.

Recado de Rivaldo Barbosa foi escrito à mão. Foto: Reprodução

A defesa do delegado usa a existência de um inquérito de 2019 como evidência de que o cliente não tentou impedir a investigação contra os irmãos Chiquinho e Domingos Brazão, também denunciados pelo assassinato de Marielle. O inquérito, aberto quando Barbosa era chefe da Polícia Civil, inclui quebras de sigilo telemático dos irmãos Brazão.

A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) citada por Barbosa refere-se a um julgamento de maio de 2020, que rejeitou o incidente de deslocamento de competência para federalizar a investigação do caso. No pedido de federalização, foram mencionados indícios de corrupção envolvendo o delegado e servidores. No entanto, a relatora do STJ, ministra Laurita Vaz, destacou que Barbosa “nunca esteve à frente da investigação do caso Marielle”.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link